Marcos Ferrari Atleta Black Skull USA Strongman Pro
LEVANTAMENTO DE TRONCO
30 de março de 2016
EDUCADORA FÍSICA/ Especialista em EXERCÍCIOS NA CLÍNICA MÉDICA – UNIFESP CREF: 010522 G/RS
Atleta Black Sull USA Categoria Body Fitness Master (Figure)
Campeā Estreantes 2014
OVERALL Paulista 2014/15
TOP 10 Arnold Ohio/USA
CAMPEĀ Brasileira 2015
TOP 4 Sudamericano 2015
TOP 10 Arnold Europe/Madri
Instagram: @alessandrapiu_bodyfitness
facebook: Alessandra Piu
WHEY PROTEIN E HIPERTROFIA
30 de março de 2016

COMO ANDA SUA PEGADA?

Marcos Ferrari Strongman Pro Atleta Black Skull
Como anda a sua pegada???

A Importância do Treinamento de Pegada no Levantamento de Peso

Possuir um bom “grip” para algumas modalidades esportivas é a diferença entre o sucesso ou fracasso. Entender a importância de estar sempre trabalhando os músculos flexores e extensores dos dedos, mãos e antebraços possibilita ao atleta adquirir vantagem competitiva ou uma evolução pessoal, muitas vezes porque uma determinada carga pode não estar sendo alcançada devido a falta de “pegada”.

Vamos avaliar dentro do Universo Strongman. Várias provas utilizam as mãos como responsável direto no carregamento de uma determinada carga, como por exemplo Farms Walk, Timber Carry, Hussafell Stone, neste tipo de prova muitos atletas não conseguem completar não devido a falta de força Global, mas pelo fato de suas mãos não suportarem agarrar e segurar estas cargas. É como num terra, vários atletas de powerlifting ficam às vezes muito tempo estacionados em uma carga devido ao fato de não possuir pegada suficiente para executar o movimento, ao mesmo tempo que executa cargas maiores com o auxílio de straps.

Treinar a pegada é algo que envolve paciência e dedicação, são vários tipos de exercícios , para vários fins, e que movimentam desde os dedos até os antebraços. São pegadas com as pontas dos dedos, são exercícios com halteres, Grips, elásticos, Barras, etc.

Uma rotina de treino que trouxe dos EUA este ano têm me ajudado muito:

  1. Inicia-se um treino com a barra W em pegada supinada no banco Scoty, séries de 4 x 15 com carga suficiente para fazer no mínimo as 4 últimas repetições de cada série bem forçadas.
  2. Em seguida com um auxílio de um Grip inicia-se uma série de 4 x 20 reps apertando máximo que conseguir, sendo que na última repetição segurar a mão fechada por 10 s.
  3. Arrume vários Objetos de vários pesos e formatos e tente pinça-los com as pontas dos dedos, pode ser por exemplo uma anilha de 15, 20 kg, caso ela tenha uma sobressalto no meio de diâmetro de 2 ou 3 polegadas.
  4. Por último arrume uma lata com areia, ou pedrisco, enfie sua mão dentro dela e faça séries de 4 x 20 abrindo e fechando a mão.

Não sonegue o treinamento de sua pegada, execute com a mesma importância que prioriza seu CORE, que também é a chave para sua evolução, e verá a evolução em poucas semanas.

Muitos podem procurar desculpa pela fraca pegada em : mãos que suam de mais, mãos pequenas, dedos pequenos, etc, mas nenhum destes argumentos justifica. Se quiser um boa pegada, treine, com a mesma intensidade de um treino de pernas e terás mãos de cadeado.

Nos EUA hoje existem muitos campeonatos de GRIP onde atletas de pouco peso corporal, chegam a levantar do chão 5 x seu peso corporal, ou então Objetos de difícil içamento , simplesmente com a força das mãos.

Um Atleta que participa destas competições e que também é um ótimo Strongman Pró é Jerry Prichet (EUA), que este ano no Arnold Columbus impressionou a todos , sendo um dos únicos a carregar facilmente por uma rampa, uma Timber de Carry de nada mais nada menos do que 400 kg, graças a sua pegada fenomenal.

Existem muitos vídeos de treinamento, artigos e etc, sobre treinamento de pegada, eu oriento a procurar o site da Rogue que produz vários equipamentos para este fim.

Bom é isso, um Strong Abraço a todos e até o nosso próximo encontro …