EXERCIENCIA E BLACK SKULL NO ISSN 2016

bodybuilding mulheres
TREINO DE HIPERTROFIA E FORçA PARA MULHERES
3 de junho de 2016
HIPERTROFIA E VOLUME SEMANAL DE TREINO
5 de agosto de 2016

EXERCIENCIA E BLACK SKULL NO ISSN 2016

black skull logo

Participação do Dr Erico Caperuto e da Black Skull USA na ISSN

Por Erico Caperuto

Jose Antonio

A reunião anual da ISSN (Sociedade de Nutrição esportiva internacional) em Junho de 2016 foi um encontro de amigos. Com a organização do conhecido Professor Doutor Jose Antonio, o evento concentrou diversas palestras em 3 dias de alta intensidade e definitivamente, grande quantidade de proteína!

Na quinta feira 09/06 tivemos as palestras da pré conferência, com uma intensidade crescente, começando mais tranquilas, tanto no conteúdo quanto nas novidades, ficando um pouco mais interessante na parte da tarde, mas ainda bem baseado em recomendações gerais, que não acrescentaram muito a quem já estuda ou trabalha nessa área.

Na sexta feira, as palestras se dividiram acontecendo simultaneamente. Embora todas as palestras tivessem patrocínios e isso estivesse constantemente estampado nas apresentações, palestras como a de Jeffrey Stout, um pesquisador pioneiro no estudo do HMB.Jeffrey Stout

e como a dos pesquisadores Douglas Kalman e Tim Ziegenfuss sobre o Nitrosginie, um novo ingrediente que deve fazer bastante barulho no mercado ainda, valeram muito a pena.

Ainda na sexta feira, tivemos a palestra principal, homenageando o Prof. Roger Harris com o Prof. William Kraemer, que desenvolve um trabalho fantástico sobre a integração cérebro e corpo no exercício.

Depois disso, ainda na sexta feira, para encerrar, pudemos assistir a Blitz de informação, estratégia criada pelo ISSN que oferece 1 minuto (cronometrado) para 15 diferentes pesquisadores falarem seus resultados. Excelente gincana que mostrou a excelente capacidade de comunicação de alguns e que também foi muito divertida!

A presença dos brasileiros também foi marcante, os amigos Felipe Donnato e o Rodolfo Peres além do organizador do ISSN Brasil Bruno Falcão, além de outros pesquisadores da UFRN que apresentaram Posters e participaram do evento como um todo.

No sábado 11/06 as palestras seguiram um ótimo nível com a palestra da Dra. Nanci Guest falando sobre expressão gênica e diferentes respostas a dieta e do Médico Victor Prisk, falando sobre Leucina e suas implicações para a saúde e o rendimento.

Depois do almoço, a apresentação dos posters ajudou a aproximação com os pesquisadores com os quais não tivemos a oportunidade de interagir com maior profundidade, além de vermos trabalhos que não foram apresentados como palestras, mas que tinham muita importância.

Do ponto de vista científico, gostei de perceber que nós brasileiros temos tanto a contribuir com a ciência da Nutrição esportiva quanto os demais cientistas presentes no evento, uma vez que, na média, as pesquisas realizadas tinham um enorme alinhamento com o que fazemos por aqui.

Mesmo as questões financeiras que normalmente nos atrapalham, de alguma forma, parecem diminuir, com o apoio, por exemplo de empresas como a Black Skull e o excelente envolvimento da BF eventos, que tem uma missão dura de dar continuidade a um evento intenso como esse.

As perspectivas são as melhores, um longo trabalho pela frente, mas integrado com as melhores cabeças do assunto. Que esse seja apenas o primeiro de muitos eventos como esse, e que a nossa participação seja cada vez mais marcante!